quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

RETORNO E RECORRÊNCIA

Retorno e Recorrência.
O mundo tridimensional é regido por 48 leis cósmicas, representada no homem pelos 48 genes das células. Retorno e Recorrência são duas destas leis. À medida que formos eliminando o ego animal, vamos transcendendo leis. Deste modo, com o trabalho interior deixaremos de ser regidos por essas duas leis, entre outras, ganhando liberdade e consciência, até religarmo-nos com o Pai, que é única Lei. Acima do Pai há o Absoluto, incognoscível, imanifestado, mistério... Costuma ser representado com o Zero radical perfeito. Curiosamente, a mente tende a entender por monotonia a diminuição de leis que nos regem. Mas, é justamente o contrário, é vida e consciência. Quanto mais consciência, menos leis, mais visão, menos prisão, mais energia e vitalidade, menos sofrimento, mais sabedoria e vivência da verdade inclusive em dimensões superiores, menos escravos dos desejos seremos, etc...
Voltando ao nosso mundo mecânico... Retorno é voltar a voltar, regresso, nascer novamente (ganhar novo corpo físico, dentro do ciclo de 108 existências, conforme afirmamos na lição 8), é um ciclo pequeno dentro do ciclo grande da Roda do Sansara. Tenhamos bem claro na mente neste momento que aquilo que  retorna são os egos e a essência, tanto a por ele engarrafada, obviamente, quanto os três por cento livre.
Recorrência é voltar a ocorrer os mesmos fatos das existências passadas. Isso ocorre devido a atuação do ego. O ego é pura repetição. A essência é o novo, a verdade de instante em instante.
A vida de cada pessoa é como um filme repetido. Vivemos em cada existência as mesmas tragédias e comédias das vidas anteriores, acrescido das conseqüências boas e más de nossos atos (karmas e darmas). Os atores deste filme (aqueles que estão por trás das repetições das nossas tragédias e comédias) são os egos, agregados psíquicos, desvios de consciência, demônios vermelhos de Seth, pecados capitais, etc. Ou seja, somos mecanicistas em 100%.
Exemplo:

Como podemos observar no exemplo anterior, os fatos mecânicos da vida podem ser alterado com o trabalho com os três fatores de revolução da consciência. Mesmo se o acidente, no caso acima, tivesse sido por carma, este poderia ser alterado, pois com o trabalho sobre nós mesmos, além de nos tornarmos dignos da misericórdia Divina, ganharíamos consciência suficiente para negociarmos nossos carmas diretamente com as Hierarquias Divinas.
            Um fato curioso na Lei da Recorrência é que ela se processa através de aspirais maiores ou menores. Assim, numa vida nascemos como filhos da nobreza, na seguinte pode ser que nasçamos filhos de serviçais e assim por diante. Sempre, no entanto, obedecendo às Leis de Carma e Darma, tema da nossa próxima conferência. É natural, de um modo geral, enquanto estivermos nas nossas primeiras existências, sendo nosso ego menos robusto, que predomine a tendência de nos pautarmos por espirais cada vez maiores, ou seja, que o esplendor da essência vá nos colocando cada vez em vidas mais belas, fartas e alegres. Mas, à medida que o ego vá se robustecendo, e conseqüentemente a essência se engarrafando e o corpo se degenerando, as aspirais tendem a serem cada vez menores.


            No exemplo acima, caso predominasse a caridade em seu sentido mais amplo - pois quanto mais ele tem, mais caridoso deveria ser - o sujeito em questão permaneceria em aspirais ascendentes. Porém, se ele começar a dar atenção aos egos, por exemplo, da avareza, do egoísmo, etc, ele passará a caminhar pela espiral descendente.
Que fique bem claro, no entanto, que a apesar da caridade estar intimamente ligada ao amor (não há nada mais belo do que o desapego material ligado à justiça, compartilhar e distribuir com os outros espontânea sabiamente aquilo que se tem) ela em si não é revolucionária. A caridade é praticamente um dever de todos... Aliviar o sofrimento alheio... Ela não nos pode conduzir à Liberação Final. Devemos ter muita atenção neste momento para conseguirmos diferenciar caridade com sacrifício pela humanidade. Aquela máxima pode nos ajudar a esclarecer isso: ’aquele que dá materialmente, recebe materialmente; aquele que dá espiritualmente, recebe espiritualmente’. Assim, o darma de quem é caridoso é nunca passar dificuldades nas vidas posteriores. Agora, aquele que dá gratuitamente e desinteressadamente por amor o ensinamento aos seus semelhantes, recebe toda a ajuda das Hierarquias e Mestres da Loja Branca, e com isso progride rápido espiritualmente.
Caso levássemos em conta apenas o nível energético, ocorreria um fato relacionado à Lei do Retorno que poderia ser enunciado assim: ‘a curva do tempo cada vez mais é estreita, devido a perda excessiva de energia em cada existência, sobretudo à energia sexual’.
NOTA - A ‘linha do tempo’ é sempre representada por uma circunferência.
Para se transcender essas duas Leis, a de Retorno e a de Recorrência, é necessário iniciarmos um trabalho sério sobre nós mesmos. Ou seja, adentrarmos sem demora ou falsas justificativas no trabalho dos três fatores de revolução da consciência: Morrer, Nascer e Sacrifício pela Humanidade.
Creio que alguns podem achar que Retorno e Reencarnação são a mesma coisa. Agora vamos esclarecer pormenorizadamente essa questão. Na realidade são questões de termos, mas que esses termos sejam claros e precisos. Reencarnação é diferente de Retorno. Reencarnam as pessoas de consciência desperta, a fim de dar continuidade a um trabalho iniciado, de acordo a vontade do Pai que está em secreto. Retornam as pessoas comuns e correntes, nós inconscientes e adormecidos nas dimensões superiores. Ou seja, aquele que tem poder de se mover e domina a dimensão da alma, aquele que é mais alma que egos, esse sim pode escolher, de acordo com a vontade do Pai, onde e quando nascer para continuar sua obra, unidos em vontade consciência. Mas, nós profanos inconscientes continuamos sem nossos veículos de expressão da alma, sonhando como um sonâmbulo até a hora de retornarmos de acordo com a Lei Divina, a fim de colhermos nossos carmas e darmas e anelar para que desta vez iniciemos um trabalho sério sobre nós mesmos.
Quero deixar claro que Gnose não se resume a acreditar ou deixar de acreditar. Gnose é conhecimento direto da verdade. Por isso passamos as técnicas para as pessoas irem despertando a consciência e comprovando por elas mesmas. Então, para alguém que queira vir a ser um gnóstico, não vale a pena se desgastar com debates de idéias com pessoas que acreditam ou deixam de acreditar. Valerá a pena sim lutar para trazer para a luz aqueles que não enxergam, mas para isso é preciso que antes tenhamos encontrado a luz.
Recaptulando:
- Retorno - regresso, voltar a voltar, nascer novamente. Todos os inconscientes retornam;
- Recorrência - voltar a ocorrer os mesmos fatos das existências passasdas, devido aos egos;
- Recorrência - somente mestres de consciência desperta reencarnam.
Com os três fatores de revolução da consciência vencemos essas duas Leis Mecânicas da Natureza.

2 comentários: